sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Biomimetismo: a ciência que imita a natureza


    Você sabe o que o um maiô de corpo inteiro, um carro e o maior avião de passageiros do mundo tem em comum? A resposta está num campo de estudos crescente, que chama a atenção de cientistas, engenheiros e empresas dos mais diversos ramos: é o estudo e a imitação das melhores idéias da natureza para ajudar a solucionar os desafios humanos, melhor seria dizer a ciência inspirada na natureza, conhecida como Biomimetismo. Como por exemplo, o famoso caso do maiô do nadador Michael Phelps nos jogos Olímpicos de Pequim em 2008, que foi capaz de reaplicar a capacidade dos tubarões de reduzir o atrito.(imagem acima)

A observação do ágil martim-pescador rumo a sua presa, solucionou o problema do estalo brusco do trem- bala quando saia em rápida velocidade de um tunel. 

A Mercedes-Benz copiou o peixe-cofre e garantiu uma diminuição de 65% do coefiente de atrito, quando comparado com um modelo comum.

Da mesma forma que as aves marinhas sentem as rajadas de vento no ar com seu bico e ajustam o formato das penas de suas asas para suprimir a força de ascensão, sondas no novo Airbus A350 XWB detectam rajadas de vento na frente da asa e posicionam as superfícies móveis para um voo mais eficiente.


    Muito interessante, não é mesmo? E tá aí mais um motivo pra preservarmos nossa biodiversidade, pois senão de onde vamos tirar toda essa inspiração?

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A carapaça da lagosta


   No fundo do mar a lagosta vive protegida por sua carapaça dura e resistente. Mas essa caparapaça vai ficando pequena, pois a lagosta continua crescendo dentro dela. No final de um ano a lagosta é obrigada a tomar uma decisão: ou ela fica dentro da velha caparapaça e morre asfixiada ou abandona a carapaça e se torna assim vulnerável aos predadores, pois sem sua proteção ela ficarará totalmente exposta, até surgir uma nova carapaça.
   Essa trajetória da lagosta não faz você pensar na vida dos próprios seres humanos? Nós também, muitas vezes ao longo da vida ficamos prisioneiros de várias caparapaças: os hábitos repetitivos, as situações as quais nos acomodamos, aquela mudança que sempre deixamos pra amanhã, depois de amanhã, mês que vem. E acabamos por falta de coragem de mudar, nos acostumando ao tédio de uma vida monótona, que fatalmente, como a caparapaça da lagosta acabará por nos sufocar.
   Então o que você está esperando? LIBERTE-SE, saia logo dessa sua velha carapaça. Mesmo sabendo que você vai ficar desprotegido por um tempo, abraçar o novo é a única possibilidade de sobreviver. E não é ai que acaba não: a nova carapaça vai ficar velha e você vai ter que recomeçar sempre, por toda sua vida.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Novo logo do Governo Federal


    O novo logo  do Governo Federal foi anunciado no dia 10 de fevereiro de 2011 e permanecerá conosco até o final dos 4 anos do governo Dilma. O logo foi criado pela mesma agencia que criou o logo da Copa do Mundo de 2014 e melhorou bastante com relação ao logo anterior do governo Lula, que era meio torto e cheio de cores desnecessárias. 
    Mas com relação ao slogan "PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA" achei que ficou meio redundante e sem muito efeito e nesse sentido acho que "UM PAÍS DE TODOS" era anos-luz melhor. Claro que não devemos esquecer que são só slogans e que até agora, na prática, pouca coisa mudou.

   E você gostou do novo logo do Governo Federal do Brasil? Se sua resposta for não, é melhor ir se acostumando pois você vai vê-lo nos próximos anos, querendo ou não.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Do que nós realmente precisamos?


  Muitas pessoas acham que é coisa do passado, que o amor está extinto ou que virou uma coisa banal, o que não é verdade pois é justamente o amor que move tudo em nossas vidas. Os  Beatles acertaram em cheio em "ALL WE NEED IS LOVE". Numa época em que se passava a Guerra do Vietnam, John Lennon não teve medo de compor arte para estimular as pessoas a mudarem seu jeito de enxergar as coisas, de serem tão indiferentes aos sentimentos e a vida. Realmente o mundo seria um lugar bem melhor se as pessoas amassem mais e odiassem menos.


  O amor deve deve espalhado por aí,  você tem de amar sua família, seus amigos, sua escola, seu trabalho, o esporte que você pratica, o seu tempo livre, a comida que você consome, amar seu bichinho de estimação, amar olhar aquele lindo céu azul, as estrelas cintilantes a noite, o canto de um pássaro e tantos outros encantos que a vida nos oferece.

   O que você está esperando??? Vai logo espalhar o amor!



domingo, 20 de fevereiro de 2011

2800 frames por segundo

    Esta é a habilidade que a incrível câmera Phantom Flex tem.  Ela consegue fazer imagens extraordinárias, trazendo uma nova era para as tomadas em câmera lenta.
Olha só o resultado de um clipe feito com ela pelo artista Tom Guilmette com jatos d’água e objetos caindo…


Muito legal!!!

Logo Rio 2016: Plágio ou não?

   
      A marca das Olimpíadas Rio 2016 já provoca polêmica. Depois de elogiada pelos executivos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Olímpico Internacional (COI), a logomarca – que mostra pessoas de mãos dadas formando a imagem do Pão de Açúcar, símbolo da cidade – é vista como "muito parecida" com a marca da ONG norte-americana Telluride Foundation (logo abaixo).
    Aprovada em setembro passado e mantida em absoluto sigilo desde então, a logomarca foi apresentada durante a virada do ano na praia de Copacabana e impactou pela leveza, simplicidade e, principalmente, por permitir sua reprodução tridimensional. A marca foi criada pela empresa Tátil Design e superou outras 139 agências que entraram na disputa. Confira abaixo o video de lançamento do Rio 2016(que na minha humilde opinião está de muito bom gosto):



sábado, 19 de fevereiro de 2011

O charme da foto borrada

   Que os japoneses inventam coisas muito originais não é novidade, que eles adoram foto também não, mas essa invenção que junta essas duas coisas é que é muito legal!
É o novo Kit “Bokeh” (que significa borrado em japonês): uma forma bem divertida de tirar fotos diferentes. São 21 círculos de plástico cortados com diferentes desenhos.
Que você encaixa na câmera…
Basta um bom olhar e sair por aí tirando fotos incríveis!!!
Olha o resultado como pode ficar muito legal…
Quem se animar com o brinquedinho dá pra comprar aqui.

"Barquinho" de papel

Muito bom esse barquinho de papel que o artista alemão Frank Bolter fez…
Depois de pronto, eles colocaram o barquinho nas águas do Rio Tâmisa, na Inglaterra.
Você deve estar se perguntando como este barquinho de papel não afundou e a resposta é que tinha uma estrutura de ferro na parte debaixo do barquinho.
Quase nos enganou hein?!

Criatividade é realmente tudo! (Ação de marketing)

  

    Quando vejo trabalhos como este fico realmente maravilhada com a criatividade humana. Excelente ideia, assistam, vale a pena conferir!! 
No papel que a jovem monstra às pessoas na rua está escrito: "Asi se siente una persona con alzheimer. Ayúdanos a vencerlo." Traduzindo: "Assim se sente uma pessoa com alzheimer. Nos ajude a vencê-lo"
    Ação de markting GENIAL, parabéns a quem criou!

Uma dor chamada Saudade


  Dia 13 de janeiro certamente ganhou um significado especial, não que isso seja bom, invejo das pessoas que tem esse dia como um outro qualquer. Três dias antes de seu 75° aniversário uma andante deixou nossa Terra para caminhar em outro lugar, que é ao mesmo tempo tão longe daqui e tão perto de meu coração. É doloroso lembrar do último olhar que ela me deu, pois ele significou muito mais do que qualquer palavra que ela pudesse me dizer, foi algo assim inexplicável, como muitas coisas da vida são. 2011 certamente não começou bem, mas as lições que ela me ensinou me fazem erguer a cabeça e querer continuar vivendo, e seguir com os próximos anos que virão. Devo muito a ela, que me fez ser quem eu sou hoje, que sempre esteve do meu lado, em todos os momentos, bons e ruins. As lágrimas são inevitáveis, mas escrever me faz libertar os monstros da dor-saudade.

Em memória à minha avó Antônia Caperucci. Pra sempre amada em meu coração.

"Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós."


Por quê "A menina de neve"?



     Meu sonho sempre foi poder tocar a neve, senti-la em minha pele, saber que gosto tem, moldá-la a meu gosto, inspira-la bem próxima ao meu nariz . Porem nunca tive a oportunidade de conhecer a neve, assim como muitas outras coisas em minha vida que não realizei, pelo menos ainda não. Assim em mim existe uma menina neve, uma menina que veste-se de seus sonhos. Não sei se este é o traje mais correto a se usar atualmente, onde tudo tem que ser preciso, tudo muito definido, o oposto de mim que não tenhos moldes. Não espero ter milhões de pessoas lendo este meu singelo blog, mas para aquelas que o lerem entragarei um pouquinho de mim a cada palavra escrita. Um abraço. Núbia Ronchisel.